FAQ

ROTEADOR MAL CONFIGURADO

Esse é o fator principal, onde se apresentam falhas na conexão de internet Wi-fi, geralmente um roteador mal configurado, apresenta alguns problemas como: muitas quedas na conexão wi-fi e sinal do wi-fi desaparece. Nossos técnicos são treinados para fazer a melhor configuração em seu roteador Wi-fi, para que ele apresente o melhor desempenho possível e de maneira estável.

ROTEADOR MAL POSICIONADO

O primeiro fator que influencia na velocidade da sua internet é a posição do seu roteador Wi-Fi. Quando os dispositivos conectados à rede estão em cômodos diferentes e distantes desse aparelho, perde-se eficiência na conexão.

Isso acontece porque o sinal Wi-Fi é uma onda de rádio que sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância entre o roteador (emissor) e os dispositivos conectados a ele (receptores). Quanto mais distante, menor a intensidade de banda emitida, ou seja, menor a velocidade disponível. O mesmo acontece com paredes: quanto maior o número delas entre emissor e receptor, menor a intensidade recebida.

Por isso, é muito importante que o roteador seja colocado numa posição central do estabelecimento ou no cômodo onde a maior parte dos dispositivos serão conectados, como a sala de estar, por exemplo. Além disso, é preciso colocar num local alto, para evitar outras barreiras, como móveis. 

PROXIMIDADE COMO OBJETOS QUE INTERFEREM NO SINAL 

Além do posicionamento do roteador em locais altos e centrais, é preciso considerar outros objetos e itens dentro da casa que podem influenciar na qualidade do sinal de seu roteador. Colocamos abaixo os principais deles para você se atentar:

OBJETOS ORNAMENTAIS

Objetos ornamentais também podem interferir na conexão. Os espelhos, por exemplo, normalmente são compostos por lâminas de metal, o que bloqueia e reflete as ondas transmitidas pelo roteador, reduzindo a velocidade disponível.​

JANELAS E VIDROS

Como falamos, as paredes geram bloqueios no sinal de transmissão via rádio do seu roteador. Assim como elas, as janelas e vidros pela casa possuem o mesmo efeito. Por isso, considere sua proximidade com seu emissor de sinal.

VÍRUS OU MALWARE INSTALADOS

Outro problema que pode gerar impacto negativo na velocidade de sua internet, é a presença de vírus e malwares em seus dispositivos, como computadores, celulares e tablets. Esses sistemas comprometem a qualidade da navegação e a segurança de suas informações.

Por isso, é importante manter sempre um antivírus de qualidade em seus aparelhos. Existem opções gratuitas no mercado que oferecem uma proteção adequada, bem como soluções pagas mais completas.

Realizar uma varredura periódica nos dispositivos é uma boa prática para detectar problemas em estágio inicial. Alguns vírus e malwares podem passar despercebidos e serem identificados nesse processo. Caso necessário, tenha um técnico de confiança para acompanhar sua rede.

1- Escolha senhas fortes e não repetidas.
Um gerenciador de senha pode ajudar. Além disso, usar combinações pouco óbvias também é extremamente importante.

2- Coloque senha no seu roteador
O roteador é a ponte entre os seus dispositivos e a sua internet , logo protegê-lo é uma das medidas mais efetivas para evitar maiores problemas. Quando você define uma senha, aumenta as barreiras para que possíveis invasores se conectem à sua rede e, com isso, tenham acesso facilitado a outras máquinas que compartilham a mesma conexão.

3- Reveja as permissões concedidas em suas contas nas redes sociais
Jogos e sites da web costumam oferecer a opção de login via Twitter, Google ou Facebook. Além disso, alguns serviços de terceiros que você usa em conjunto com alguma rede social ou e-mail também solicitam acesso a eles. Quando você oferece tal informação permite que alguns dados sejam visualizados, ou seja, é importante ficar atento.

Portanto, o ideal é verificar regularmente quais serviços têm acesso a essas informações, algo que pode ser feito diretamente dentro de sua conta. GoogleFacebook e Twitter, por exemplo, contam com páginas específicas para isso, mas o site MyPermissions escaneia diversas contas suas a fim de encontrar quais apps de terceiros têm permissão para acessá-las.